sábado, 5 de novembro de 2011

MUNDO SOM - Música e Ecologia Humana

Kiko Menezes é idealizador do Projeto
MundoSOM - Música e Ecologia Humana.

Criado em 2009 com a missão de otimizar e facilitar mundialmente a linguagem e metodologia da música e sua aplicação na educação em valores humanos.

Oferece através de soluções musicais ecológicas, um olhar sustentável ao meio social e ambiental.
 
Desenvolve oficinas, workshops, cursos, apresentações musicais e projetos especiais para área empresarial, sócio-cultural, ambiental e educacional.

Blog MundoSOM (Entre neste link e saiba mais sobre a filosofia e proposta do projeto). 

A seguir algumas fotos do Parque Sonoro (um dos modelos de trabalho do MS)
Foto de Kiko com o 1° Paque Sonoro MS
5 Bme`s (Brinquedos Musicais Ecológicos), organizados em 3 harmônicos e 2 rítmicos.





 Tubofone Grande
 Tipo um xilofone feito a partir de tubos pvc 75mm, o primeiro no mundo feito especialmente para crianças - com 70cm de altura, afinação diatônica - duas oitavas de dó.

Sucateria (bateria de sucata)
Representa a parte rítmica do parque com as frequências graves e médias (o que seria o bumbo e a caixa de uma bateria tradicional ou o surdo e o tarol da bateria de escolas de samba ou a zabumba do forró). Foi planejada para poder ser tocado de ambos os lados e por até 10 pessoas ao mesmo tempo. 






Cozinha
O instrumento-brinquedo que é feito um mini outdoor de panelas e bandeijas de inox que geram um som bem "vamos bate lata", bem "hermeto pascoal", foi desenvolvido para complementar as frequencias sonoras da Sucateria e pode ser tocado por ate 10 pessoas ao mesmo tempo...

Portal
Formado por 5 tubos de aluminio, na escala pentatônica, que gera um efeito sonoro de conforto e facilidade de se improvisar. Tudo fica bom e harmonico!
O Som magico deste Brinquedo Musical lembra os sinos da igreja, carrilhao de orquestras e tacas tibetanas. Os tubos tem longo periodo de vibracao e ressonância .


 ArcoIris
Este quinto e ultimo Brinquedo Musical deste Parque, tem um som brilhante e encantador, tambem afinado na escala de Do Maior Natural, conta com 3 oitavas em cada lado, e pode ser tocado por ate 8 pessoas conjuntamente.

Visite o Blog MundoSOM


8 comentários:

Felipe Menezes disse...

Que maneiroo!!!!

Obrigado por trazer ao mundo tanta alegria, por valorizar coisas tão importantes e tão esquecidas ultimamente, como a pureza e o sorriso das crianças, a natureza, a música, a alegria.

Que Deus continue te abençoando e te protegendo sempre meu irmão querido! Que saudade de você!

Um forte abraço,

~ Kiko Menezes ~ Educação . Música . Yoga disse...

Obrigado querido IRMÃO!
Que Deus possa sempre nos abençoar para seguirmos nesta missão de bênçãos e iluminaSOM!
I LOVE YOU

Pedro disse...

Excelente, fiquei admirado com os instrumentos, muito criativos, educativos, bonitos! Que trabalho bacana! E deu pra ver que as crianças, pequenas e grandes, "se amarraram" nesse parque sonoro!
Parabéns Kiko, um trabalho de Mestre!

pedro disse...

Fala KiKo, Pedro Boschi na área. Me amarrei muitíssimo na ideia. Você é um talento e está fazendo um lindo caminho. Vou divulgar essa pagina no meu facebook pra que outras pessoas possam conhecer este trabalho formidável. Parabéns!!!

O cinéfilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Nunes disse...

Olá, Kiko.
Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho!
Fiquei muito curioso com o Portal! Gostaria de construir um para minhas filhas adolescentes que adoram música. Sou arquiteto e será fácil pra mim se poder me mandar o projeto.
A escala pentafônica utilizada é maior ou menor?
Será que poderia liberar? O uso será exclusivamente doméstico, mesmo assim, com o devido crédito para você.

Um forte abraço,

Ricardo Nunes

Ricardo Nunes disse...

Ola, Kiko.
Ricardo novamente. O projeto que me referi acima, desculpe, eu exagerei, rsss é apenas: os comprimentos e diâmetros dos tubos para conseguir a afinação.

Obrigado.

Ricardo Nunes disse...

Me refiro aos tubos de alumínio, pois os de pvc não precisa, eu monto aqui pela foto.